Conferencistas

(ordem alfabética)



Antonieta Rocha
Doutorada pela Universidade Aberta (2014) na especialidade Educação a Distância e eLearning.
É investigadora no LE@D-Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta.
Professora dos Ensino Básico e Secundário (desde 1984) e do Quadro do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós (desde 1994). É colaboradora da Universidade Aberta como tutora e monitora da Ambientação.
Interessa-se por educação a distância e elearning, redes sociais, comunidades virtuais de prática, TIC, educação de jovens, educação de adultos, vias alternativas de educação. É membro de comissões científicas e de organização de eventos científicos nacionais e internacionais.



Filomena Barbosa
É mestre em Pedagogia do Elearning (MPeL5), Universidade Aberta, Portugal e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa e em Educação, pela Universidade Aberta.  
É professora de Inglês do 3º ciclo e do Ensino Básico e Secundário.
É investigadora no Laboratório de Educação a Distancia e-Learning (LE@D) onde integra a equipa de investigação Nós Digitais.


Lúcia Moreira
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luciamoreira


Luis Miguel Figueiredo

Concluiu Teologia Catequética – Facultad de Teología San Dámaso em 2003.  É mestre em Pedagogia do Elearning (MPeL3) e encontra-se a finalizar o doutoramento. É Assistente na Universidade Católica Portuguesa. Atua na área de Humanidades com ênfase em Filosofia, Ética e Religião.


Welinton Baxto

É técnico Assuntos Educacionais (cargo nível superior) no Ministério da Educação  do Brasil (MEC-BR), com  experiência na coordenação, assessoramento e gerenciamento de programas e projetos educacionais nas Secretarias: de Educação a Distância (SEED), de Educação Básica (SEB), de Educação Superior (SESu), e Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).  Atualmente na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES-MEC).
A concluir o doutoramento em  Educação (área Educação, Tecnologia e Comunicação -ETEC), encontra-se  envolvido na investigação do LE@D. Mestre em Educação (ETEC). Especialista em Educação a Distância.


José Carlos Ribeiro
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1993), pós-graduação em Práticas de Ensino e Pesquisa em Psicologia (UFBA) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2003). É professor do Instituto de Psicologia (UFBA) e pesquisador associado aos Programas de Pós-graduação em Psicologia (UFBA) e em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Coordena o Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (UFBA/CNPQ).


Margarida Amaral
Linkedin: https://pt.linkedin.com/in/margaridamaral


Rosana Amaro
Graduada em Educação Física e Pedagogia. Atuou na Faculdade de Educação Física como Professora Substituta, Coordenadora Pedagógica, Gestora do Curso de Licenciatura em Educação Física a distância. Participou como membro da Comissão de Avaliação da Universidade Aberta do Brasil UnB. Professora revisora e supervisora em diferentes disciplinas. Tem várias experiências de tutoria a distância na UnB e CEAD. Tem interesse nos temas tutoria, docência online, educação a distância e educação online
Doutoranda na Faculdade de Educação UnB. Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) em 2015 na Universidade Aberta de Portugal e a desenvolver investigação no LE@D. Mestre em Educação e Especialista em Educação a Distância pela Universidade de Brasília (CEAD-UnB).